"Esse projeto foi realizado no dia 18/11/2011, com a participação dos funcionários e alunos, e foi desenvolvido com grande sucesso".
Projeto: Consciência Negra:
Projeto: Consciência Negra:
Educação
não tem cor.
(Noite
dos pastéis).
Novembro/
2011
Projeto
Consciência Negra: Educação não tem cor
1)Identificação
do projeto
*Tema
Educação não tem cor.
*Tempo de
execução: 18 dias (novembro/2011).
Dia 20 de
novembro – Dia nacional da Consciência Negra (Comemorar no dia
18/11/2011).
*Características:
Projeto interdisciplinar, envolvendo todas as disciplinas do ensino
fundamental e do ensino médio.
1.1
Bloco Temático:
*A vida
Afro desde o século XV.
*Cultura
Afro
*Religião
*Dança
*Comidas
*Vestimentas
*Afro em
Destaque dentro e fora do Brasil.
*Discriminação
racial.
*Barraca
dos pastéis
1.2
Conteúdos foco:
*O conteúdo foco é a educação voltada para a
consciência da importância do negro para a constituição e
identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito a
diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito,
desenvolvimento por meio de um processo educativo do debate, do
entorno, buscando nos nossos próprias raízes a herança biológica
e /ou Cultural trazida pela influência africana.
Inicialmente será conduzido pela simples observação
de fotos de revistas sobre algumas coisas
que fazem parte da cultura africana (comidas, danças, vestimentas,
etc.); estabelecendo a seguir um vínculo entre as curiosidades que
surgirem dos alunos sobre o tema e a mitigação provocada pelo
professor no intuito de ir avançando no conhecimento sobre o
assunto.
A barraca dos pastéis será realizada no intuito de
arrecadar recurso para construir a quadra de areia na área do
colégio.
1.3 Anos e períodos a que se destina este projeto:
Este projeto se destina do 6º Ano ao 9º Ano do
Ensino Fundamental e do 1º período à 6º período do Ensino Médio.
2)Problema
Historicamente, o
Brasil, no aspecto
legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação
e do racismo que atinge a população Afro descendente brasileira até
hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as
desigualdades entre brancos e negros, constatou - se as necessidades
de políticas especificam que reverta o atual quadro. No campo da
educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e
convívio harmônico com a diversidade deve –se partir de
temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando desde
a idade, para que os alunos desenvolvam sua capacidade dialógica,
tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que
ajudaram a constituir a cultura e formar a nação brasileira pois,
o preconceito e o racismo são uma das formas de violência, diante
disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual
seria a nossa contribuição concreta para viabilizar a
conscientização das pessoas?:
3)Justificativa:
Comemorar no dia 18 de novembro - Dia da Consciência
Negra (20/10) dedicando o mês de novembro, para debater e refletir
sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo
de construção de nosso país, estado e comunidade.
Com este trabalho esperamos que a consciência de
valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência,
do preconceito e do racismo.
Montar a barraca de pastéis no intuito que tanto a
comunidade interna quanto a comunidade externa participem da
construção valorizando ainda mais a unidade escolar.
4) Objetivos
*Valorizar a cultura negra e seus afro – descendentes
e afro brasileiros, na escola e na sociedade.
*Entender e valorizar a identidade da pessoa negra.
*Redescobrir a cultura negra embranquecida pelo tempo;
*Demiti ficar o preconceito relativo aos costumes
religiosos provindos da cultura africana.
*Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das
rodas de conversa para um posicionamento mais crítico frente à
realidade social em que vivemos.
*Arrecadar recurso com a barraca dos pastéis para a
construção da quadra de areia.
5)Desenvolvimento:
O desenvolvimento do projeto estará em consonância
com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as
necessidades das turma e a realidade local, estabelecendo o problema
e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na
sala de aula por meio de atividades para a sua exploração,
sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem
fazer observações, diretas no entorno familiar , observações
indiretas em ilustrações e/ ou vídeos experimentações e painéis
que serão expostos no dia 18 onde a comunidade interna e externa
passava apreciar os trabalhos de todos os alunos juntamente com seus
respectivos professores.
Alunos e funcionários participação das
arrecadações tanto dos pastéis como dos refrigerantes envolvendo e
contribuindo na construção da quadra de área.
6) Ações a serem desenvolvidas
Nº Ordem
Responsáveis pela
Ação a ser desenvolvida
01
*Valdecir G. Costa
*Organização geral do evento.
02
*Odesvalda
*Apoio total a direção escolar.
03
*Iêda
*Atender solicitações do diretor e da vice- diretora.
04
*Rosana Oliveira e Eleuza Moura
*Atender aos professores e alunos no que forem
solicitados, além do planejamento.
05
Ensino Fundamental Matutino
*Diomara, Albino, Cleonício e Luciene
*Trabalhar com o tema: A vida afro desde o século XV.
* Pastel de queijo
06
Ensino médio Matutino
*Rosana, Biraci, Angela e Cássia
*Tema: Afro em destaque dentro e fora do Brasil.
* Pastel de carne
07
Ensino Fundamental Vespertino
*Gilmar, Altina, jucelma, Eva e Iris
*Tema: Discriminação racial
* Pastel de frango
08
Ensino médio Vespertino
*Alciene, Darlison, claudicelia e Glaucia
*Tema:Cultura afro. Religião e Dança
* Refrigerante
09
Ensino médio Noturno
*Cleide, Rosineide, Olgamir , Eleuza e Marta
* Tema:Cultura afro. Comidas típicas
e vestimenta
* Pastel de pizza
10
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Auxiliares
administrativos- Safira, Raimunda Magalhães e Mª Amélia
|
Barraca do Pastel
|
11
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Guardas
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Salvador
|
12
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Comunidade externa
|
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13
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Valdecir e Jucelma
|
Caixa
|
7-Fechamento
do projeto.
7.1-Resultado
esperado:
*Apropriação
de diversos saberes.
*Desenvolvimento
de valores.
*
Apropriação de novas aprendizagem.
*Elaboração
e organização de todo material.
Coletadas
para exposição no dia 18/11/2011.
*Valor
arrecadado na barraca dos pastéis suficiente para a construção da
quadra de areia.
7.2-
Avaliação
A
avaliação acontecerá em todos os momentos do processo educativo,
de forma continua e diagnostica, criando novas possibilidades para
estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando
em conta, principalmente os avanços individuais dentro da
coletividade.
A
participação de todos os envolvidos no projeto de forma unida
unindo força a equipe gestora e funcionários e geral. Avaliar a
comunidade externa com suas presença e envolvimento nos trabalhos
apresentados pelos os alunos.
Para
refletir
“Todo
brasileiro, mesmo o alvo, de
cabelo
louro, traz na alma, quando
não
no corpo, a sombra, ou pelo menos
a
pinta, do indígena ou do negro...”
Gilberto
Freyre, Casa Grande
e
Senzala
Vila
Boa-GO 04/11/2011
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