segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projeto da feira cultural envolvendo a Conciência negra e A noite do pastel: Com o tema: " A EDUCAÇÃO NÃO TEM COR."


"Esse projeto foi realizado no dia 18/11/2011, com a participação dos funcionários e alunos, e foi desenvolvido com grande sucesso".



Projeto: Consciência Negra:
Educação não tem cor.
(Noite dos pastéis).


Novembro/ 2011


Projeto Consciência Negra: Educação não tem cor

1)Identificação do projeto
*Tema Educação não tem cor.
*Tempo de execução: 18 dias (novembro/2011).
Dia 20 de novembro – Dia nacional da Consciência Negra (Comemorar no dia 18/11/2011).
*Características: Projeto interdisciplinar, envolvendo todas as disciplinas do ensino fundamental e do ensino médio.
1.1 Bloco Temático:
*A vida Afro desde o século XV.
*Cultura Afro
*Religião
*Dança
*Comidas
*Vestimentas
*Afro em Destaque dentro e fora do Brasil.
*Discriminação racial.
*Barraca dos pastéis

1.2 Conteúdos foco:
*O conteúdo foco é a educação voltada para a consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito a diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvimento por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nos nossos próprias raízes a herança biológica e /ou Cultural trazida pela influência africana.
Inicialmente será conduzido pela simples observação de fotos de revistas sobre algumas coisas que fazem parte da cultura africana (comidas, danças, vestimentas, etc.); estabelecendo a seguir um vínculo entre as curiosidades que surgirem dos alunos sobre o tema e a mitigação provocada pelo professor no intuito de ir avançando no conhecimento sobre o assunto.
A barraca dos pastéis será realizada no intuito de arrecadar recurso para construir a quadra de areia na área do colégio.
1.3 Anos e períodos a que se destina este projeto:
Este projeto se destina do 6º Ano ao 9º Ano do Ensino Fundamental e do 1º período à 6º período do Ensino Médio.
2)Problema
Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população Afro descendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros, constatou - se as necessidades de políticas especificam que reverta o atual quadro. No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve –se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando desde a idade, para que os alunos desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram a constituir a cultura e formar a nação brasileira pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência, diante disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual seria a nossa contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas?:
3)Justificativa:
Comemorar no dia 18 de novembro - Dia da Consciência Negra (20/10) dedicando o mês de novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade.
Com este trabalho esperamos que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.
Montar a barraca de pastéis no intuito que tanto a comunidade interna quanto a comunidade externa participem da construção valorizando ainda mais a unidade escolar.
4) Objetivos
*Valorizar a cultura negra e seus afro – descendentes e afro brasileiros, na escola e na sociedade.
*Entender e valorizar a identidade da pessoa negra.
*Redescobrir a cultura negra embranquecida pelo tempo;
*Demiti ficar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana.
*Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.
*Arrecadar recurso com a barraca dos pastéis para a construção da quadra de areia.
5)Desenvolvimento:
O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades das turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações, diretas no entorno familiar , observações indiretas em ilustrações e/ ou vídeos experimentações e painéis que serão expostos no dia 18 onde a comunidade interna e externa passava apreciar os trabalhos de todos os alunos juntamente com seus respectivos professores.
Alunos e funcionários participação das arrecadações tanto dos pastéis como dos refrigerantes envolvendo e contribuindo na construção da quadra de área.
6) Ações a serem desenvolvidas
Nº Ordem
Responsáveis pela
Ação a ser desenvolvida
01
*Valdecir G. Costa
*Organização geral do evento.
02
*Odesvalda
*Apoio total a direção escolar.
03
*Iêda
*Atender solicitações do diretor e da vice- diretora.
04
*Rosana Oliveira e Eleuza Moura
*Atender aos professores e alunos no que forem solicitados, além do planejamento.
05
Ensino Fundamental Matutino
*Diomara, Albino, Cleonício e Luciene
*Trabalhar com o tema: A vida afro desde o século XV.
* Pastel de queijo
06
Ensino médio Matutino
*Rosana, Biraci, Angela e Cássia
*Tema: Afro em destaque dentro e fora do Brasil.
* Pastel de carne
07
Ensino Fundamental Vespertino
*Gilmar, Altina, jucelma, Eva e Iris
*Tema: Discriminação racial
* Pastel de frango
08
Ensino médio Vespertino
*Alciene, Darlison, claudicelia e Glaucia
*Tema:Cultura afro. Religião e Dança
* Refrigerante
09
Ensino médio Noturno
*Cleide, Rosineide, Olgamir , Eleuza e Marta
* Tema:Cultura afro. Comidas típicas
e vestimenta
* Pastel de pizza

10
Auxiliares administrativos- Safira, Raimunda Magalhães e Mª Amélia
Barraca do Pastel
11
Guardas
Salvador
12
Comunidade externa

13
Valdecir e Jucelma
Caixa

7-Fechamento do projeto.
7.1-Resultado esperado:
*Apropriação de diversos saberes.
*Desenvolvimento de valores.
* Apropriação de novas aprendizagem.
*Elaboração e organização de todo material.
Coletadas para exposição no dia 18/11/2011.
*Valor arrecadado na barraca dos pastéis suficiente para a construção da quadra de areia.
7.2- Avaliação
A avaliação acontecerá em todos os momentos do processo educativo, de forma continua e diagnostica, criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando em conta, principalmente os avanços individuais dentro da coletividade.
A participação de todos os envolvidos no projeto de forma unida unindo força a equipe gestora e funcionários e geral. Avaliar a comunidade externa com suas presença e envolvimento nos trabalhos apresentados pelos os alunos.
Para refletir

Todo brasileiro, mesmo o alvo, de
cabelo louro, traz na alma, quando
não no corpo, a sombra, ou pelo menos
a pinta, do indígena ou do negro...”



Gilberto Freyre, Casa Grande e
Senzala


Vila Boa-GO 04/11/2011

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